Posts

Jornal O Catarinense > Economia > Famílias do campo recebem incentivos permanentes da prefeitura

Famílias do campo recebem incentivos permanentes da prefeitura

Salto Veloso – A Secretaria de Agricultura tem se dedicado, ao longo dos últimos meses, a oferecer serviços essenciais para o fortalecimento da produção agrícola local, com foco na otimização das atividades rurais e no apoio ao pequeno e médio produtor.
Dentre as ações realizadas, destaca-se a silagem para esta época do ano, período que antecede o inverno.
De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura, Cristiano Neris de Oliveira, existem cadastradas em Salto Veloso cerca de 240 propriedades rurais. Deste total, segundo, Cristiano, 70% destas propriedades agrícolas se utilizam dos serviços oferecidos pela administração municipal. “Para fazer frente aos pedidos dos agricultores, o prefeito Nereu autorizou a contratação de três empresas terceirizadas para complementar os trabalhos das nossas equipes permanentes”, explicou o secretário Cristiano. “Vamos fechar esta semana com 90% dos serviços de silagem executados’, comemora Cristiano de Oliveira.

Ampliando atendimentos

Na atual estrutura da Secretaria Municipal de agricultura, médico veterinário realiza trabalho exemplar junto à comunidade urbana e rural. Animais de pequeno e grande porte são atendidos permanentemente pelo médico veterinário. Exames clínicos, como, por exemplo, o AIE Mormo em equinos são realizados. Exames para certificação de brucelose e tuberculose também são realizados.
“A Inspeção Municipal de produtos de origem animal está funcionando plenamente. Atualmente, o nosso médico veterinário trabalha em três estabelecimentos. Três pequenos abatedouros já possuem o certificado de selo SIM e cinco estabelecimentos possuem certificados de Selos Artes”, destaca o secretário.

Parceria

Recentemente, o prefeito Nereu Borga fechou parceria com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), para implantação de programa específico de profissionalização das pequenas indústrias existentes no interior e do setor artesanal também.
“O projeto Fortalecimento da Agroindustrialização na região de abrangência da Associação de Municípios objetiva a inclusão e formalização da produção agroindustrial de alimentos e bebidas, qualificando o Município para uma gestão legal, organizada, ética e desburocratizada por meio do SIM – Serviços de Inspeção Sanitária, para implementação ou adesão ao SISBI-POA, SISBI-POV, e acesso aos SELOS ARTESANAIS. Preconizando o processo de qualificação no encadeando dos segmentos econômicos do setor primário e secundário, fortalecendo o ambiente de negócios do município”, explica o prefeito Nereu Borga.
Atualmente, três pequenas empresas de Salto Veloso já receberam o Selo Arte à nível de Brasil e duas receberam o Selo na região da Amarp. São empresas que trabalham com laticínios e mel. Os estabelecimentos com o Selo Arte Brasil podem comercializar seus produtos em todo o País, e os estabelecimentos que receberam o Selo Arte Regional podem comercializar seus produtos somente na região da Amarp.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *