Videira – A busca por crédito no comércio de Videira cresceu pouco mais de 9% nos meses de janeiro e fevereiro, em comparação com o mesmo período de 2024. É o que mostra um levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) que apurou que as lojas associadas de Videira realizaram 12.288 consultas ao SPC/Serasa, nos dois primeiros meses do ano, enquanto no ano passado foram 11.131 consultas. A gestora executiva da CDL – Larissa Seemann Perondi explica que a maior diferença foi registrada no mês de fevereiro. Enquanto em 2024 foram 5.795 consultas, neste ano esse número saltou para 7.409. Este, inclusive, foi o maior volume de consultas em um mês, em comparação com todo o ano passado, quando o mês que mais registrou consultas foi outubro com 5.868 consultas.
A explicação pode estar em alguns fatores: o aumento sazonal no consumo para as despesas de início de ano como matrículas e materiais escolares, além de IPTU e IPVA, o que geralmente eleva a demanda por crédito, a busca por juros menores ou pelos altos índices de inadimplência nos cartões de crédito, fazendo que os crediários das lojas se tornem uma opção.
O presidente da CDL, Felipe Parizotto, destaca que além do número de consultas ter aumentado, o número de registros no SPC também teve um leve aumento em janeiro e fevereiro de 2025. No ano passado, foram 863 registros e no mesmo período deste ano, 923 pessoas foram negativadas. “É preciso cautela dos consumidores, mas também dos lojistas, pois o elevado nível de endividamento, aliado à busca de crédito por inadimplentes, sugere que muitas famílias estão recorrendo ao crédito para atender necessidades imediatas, só que uma hora a conta chega”.