Videira – Em janeiro de 2024 Santa Catarina exportou 55,7 mil toneladas de carne suína, alta de 2,9% na comparação com os embarques de janeiro de 2024. As receitas do período foram de US$ 130,7 milhões, que apontam crescimento de 12,0% em relação às de janeiro de 2024. Esses números foram divulgados no Boletim Agropecuário, uma publicação mensal da Epagri/Cepa que reúne informações conjunturais das safras e dos mercados dos principais produtos agropecuários do Estado. Dados da Epagri/Cepa apontam que os resultados de janeiro de 2024 são os melhores para o período desde o início da série histórica, em 1997, tanto em quantidade quanto em receita.
Santa Catarina foi responsável por 56,1% da quantidade e 56,4% das receitas das exportações brasileiras de carne suína do primeiro mês deste ano. Os preços do suíno vivo apresentaram altas em todos os principais estados produtores nas primeiras semanas de fevereiro, quando comparados aos de janeiro. Esses resultados marcam a interrupção do movimento de queda registrado nos dois meses anteriores, embora os preços ainda estejam distantes dos patamares alcançados em novembro do ano passado, pico de alta deste produto.
Milho
Para a primeira safra, a área de cultivo diminuiu 11,5% em comparação com a safra passada. Entre os fatores que contribuíram para essa redução estão os altos custos de produção, a insegurança a possíveis ataques de cigarrinha e os baixos preços praticados em 2024. Apesar da redução da área de cultivo, é previsto um aumento da produção no estado em função da expectativa do incremento da produtividade média de aproximadamente 32% na safra atual, alcançando 9.000kg/ha. As primeiras colheitas estão indicando uma safra excelente em termos de rendimento, pode ser a maior produtividade da série histórica.
Com relação ao mercado, em janeiro de 2025 a cotação média estadual manteve um indicativo de retração dos preços, embora pequena. Os preços internos no Brasil divergem do mercado internacional em janeiro, o mercado futuro com previsão de alta para o contrato de março/2025, na Bolsa de Chicago e IBOVESPA-B3. Há uma expectativa de preços melhores para os produtores em 2025 em relação aos praticados em 2024, os preços futuros dão sinais neste sentido no momento.
Soja
Na safra atual os levantamentos realizados pela Epagri/CEPA apontam para um aumento de 2,6% da área plantada, alcançando 772,5 mil hectares na primeira safra. A produtividade média esperada deverá ter um incremento de 9,36%, chegando a 3.771kg/ha. Com isso, espera-se um aumento de 12,2% na produção e no volume colhido de aproximadamente 2,91 milhões de toneladas de soja 1ª safra. As chuvas irregulares em janeiro e início de fevereiro de 2025 podem afetar as lavouras, em especial aquelas em fase de florescimento e enchimento de grãos.
Frangos
Santa Catarina exportou 94,3 mil toneladas de carne de frango em janeiro – queda de 5,8% em relação aos embarques do mês anterior, mas alta de 3,9% na comparação com os de janeiro de 2024. As receitas foram de US$ 183,9 milhões – queda de 8,1% em relação às do mês anterior, mas crescimento de 10,3% na comparação com as de janeiro de 2024.
Vale destacar que o resultado financeiro do último mês foi o segundo melhor da série histórica para o mês de janeiro, ficando atrás apenas de janeiro de 2023. O estado foi responsável por 21,9% da quantidade e 22,7% das receitas geradas pelas exportações brasileiras de carne de frango em 2025.