Salto Veloso – A enfermeira da Secretaria Municipal da Saúde, Juliana Scolaro, irá representar o Estado de Santa Catarina no 38º Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde, que este ano será realizado entre os dias 15 e 18 de junho na cidade de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais.
Há poucos dias, Juliana esteve participando, na cidade catarinense de Blumenau, do 9º Congresso Catarinense de Secretários Municipais de Saúde. Ela apresentou o seu mais recente trabalho educativo: “como melhorar a qualidade de vida das mulheres na menopausa, evitando a reposição hormonal”.
Este trabalho foi escolhido para representar o Estado Barriga Verde no Congresso Nacional.
De acordo com o prefeito Nereu Borga, a dedicação e o empenho da enfermeira Juliana demonstra claramente que o sistema de saúde pública de Salto Veloso é, sem sombra de qualquer dúvida, referência em Santa Catarina. “Estamos orgulhosos, e ao mesmo tempo felizes, em podermos compartilhar para todo o Estado os conhecimentos das nossas profissionais que labutam diariamente na Secretaria Municipal de Saúde e em outros setores da administração municipal. O governo municipal de Salto Veloso tem a absoluta certeza de que o trabalho da enfermeira Juliana Scolaro será reconhecido em todo o Brasil, material que será apresentado e amplamente divulgado durante o Congresso Nacional”, comemorou o prefeito Nereu, acrescentando que o trabalho da enfermeira Juliana foi o único escolhido em toda a região da Amarp.
Parceria
Profissional de saúde que trabalha na Secretaria Municipal de Saúde de Salto Veloso há vários anos, Juliana Scolaro disse à reportagem do jornal O Catarinense que o seu trabalho educativo revela um pouco das necessidades das mulheres quando atingem idade da menopausa.
Conforme médicos especialistas, a pós-menopausa não só tem sintomas típicos como também apresenta alguns riscos. Nessa fase, é maior a suscetibilidade à osteoporose e doenças cardiovasculares. Isso porque há diminuição do estrogênio, hormônio que protege os vasos sanguíneos e ajuda a evitar a perda de massa óssea.
Um declínio natural nos hormônios reprodutivos quando uma mulher atinge 40 ou 50 anos. O indício da menopausa é a passagem de 12 meses desde a última menstruação.
“Trabalho com essas mulheres e escuto semanalmente suas reclamações, suas necessidades e suas perspectivas com esta nova etapa em suas vidas”, resume Juliana.
Informando
A profissional também esteve envolvida em outro projeto desenvolvido em favor da saúde da comunidade velosense. O programa Vacinas Salvam Vidas ganhou repercussão estadual e nacional. Juliana e demais profissionais da Secretaria elaboraram um programa destacando a importância das vacinas na qualidade de vida das pessoas. Este trabalho foi apresentado durante Congresso Nacional no ano de 2023, na cidade de Goiânia, Capital do Estado de Goiás.
Seriedade
O Secretário Municipal de Saúde, administrador Rudimar Cornelli, relata que há quatro anos o sistema de saúde pública de Salto Veloso ganhou novos desafios e exigências. “Desde que o prefeito Nereu Borga assumiu o comando do Poder Executivo, fomos incentivados a vencer desafios e a melhorar os indicadores da Secretaria. Com a participação indistinta de todos os servidores da pasta, conseguimos, num curto espaço de tempo, receber o reconhecimento da comunidade velosense. Na Secretaria Municipal de Saúde somos uma grande família que se preocupa 24 horas por dia pelo bem-estar da nossa gente. Sabemos que ainda há muito trabalho para ser feito, embora também saibamos que demos um grande passo na busca da excelência em atendimento médico-ambulatorial no interior de Santa Catarina”, afirma o Secretário Rudimar Cornelli.