Videira – A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) fará uma visita técnica ao Museu Vinho no mês de abril, com o objetivo de promover uma vistoria nas áreas interditadas e que precisam da liberação da entidade para serem restauradas de forma emergencial.
A inspeção foi definida na quinta-feira (27) em reunião mantida em Florianópolis entre o secretário de turismo e cultura, Yuri Hentz, o gerente de patrimônio material da FCC, Diego Minks Rossi Fermo, e a diretora de patrimônio cultural da FCC, Lélia Pereira Nunes. No encontro, a FCC foi informada oficialmente da interdição parcial do Museu Vinho, que é tombado como patrimônio histórico estadual.
A interdição parcial do Museu abrange principalmente as varandas em razão da deterioração de suas estruturas e dos guarda corpos. Os banheiros do local também estão inacessíveis, uma vez que o acesso aos sanitários ocorre por uma dessas varandas. Os visitantes estão utilizando os sanitários da Biblioteca Municipal, que fica ao lado do Museu.
Há também uma inclinação acentuada de uma das estruturas laterais do casarão, o que deixou a edificação fora de prumo, segundo um laudo técnico emitido pela Defesa Civil do Município.
A visita técnica da FCC será no sentido de liberar o Museu para receber os serviços emergenciais. A restauração completa do imóvel será tratada em novas reuniões, após a realização de um estudo museológico completo.
As visitas ao Museu continuam sendo realizadas, mas o atendimento é limitado a grupos de 12 pessoas por vez, seguindo orientações da Defesa Civil.