Videira – As informações ainda são preliminares, já que um levantamento completo está sendo realizado, no entanto a atual situação da estrutura do parque de máquinas da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente é considerada crítica. Pelo menos 80% do maquinário existente está comprometido, seja por estar sem condição alguma de uso, ou funcionando precariamente.
Diferente do que foi informado no processo de transição, a situação real foi repassada ao prefeito Wilmar Carelli nessa semana durante visita à sede da Secretaria, onde o chefe do executivo foi recebido pelo Secretário Camilo Coser e pelo diretor de agricultura, Luiz Carlos Vargas, que está focado no levantamento do maquinário. “Estamos verificando a viabilidade de conserto, mas alguns orçamentos que já recebemos tem se mostrado inviável financeiramente, devido a gravidade dos estragos provocados pela falta de manutenção adequada, ou seja, não compensa”, disse Vargas, destacando que também há veículos naturalmente danificados pelo tempo de uso e outros já inservíveis.
Para Carelli os dados preocupam já que são cerca 600 km de estradas do interior que necessitam receber manutenção com urgência. Além disso, há uma relação de 340 pedidos represados para realização de serviços de infraestrutura nas propriedades. Parte desses serviços havia sido terceirizada, mas um levantamento preliminar também apontou que há apenas 08 horas desse contrato à disposição.
Apesar da situação do parque de máquinas, o secretário Camilo Coser destaca que serviços urgentes estão sendo realizados utilizando alguns veículos que receberam uma série de reparos emergenciais nos primeiros dias deste ano. As principais demandas são para manutenção de estradas e infraestrutura nas propriedades, mas contratos com a Epagri, Antigranizo, subsídios de mudas, aquisição de sêmen, transporte de calcário, exames, liberação de cascalheiras, entre outras atividades estão sendo encaminhados.
Prefeitura comprará novas máquinas imediatamente
Para dar fôlego à secretaria, após uma extensa reunião e aprofundamento dos dados, o prefeito Wilmar Carelli autorizou a aquisição emergencial de duas patrolas e três caminhões. Com esses novos veículos será possível criar equipes completas para atuar em duas frentes, simultaneamente, e minimizar os problemas encontrados. “Não há outra alternativa, a não ser oferecer condições de trabalho para as equipes. Neste sentido, temos que começar a reequipar a Secretaria, urgentemente, para assegurar o atendimento à população”, disse Carelli.