Videira – Com o objetivo de promover discussões e buscar soluções eficazes para os desafios relacionados à mobilidade urbana no município, o prefeito Wimar Carelli instituiu uma Comissão de Trânsito, cuja missão é, ao longo dos próximos meses, conduzir um estudo detalhado sobre o assunto, identificando as principais dificuldades e explorando alternativas viáveis para otimizar o sistema viário local.
A primeira reunião ocorreu na terça-feira (7), ocasião em que foram estabelecidas as prioridades e os principais problemas enfrentados pelo trânsito em Videira. Um consenso entre os membros da Comissão é de que os desafios não se limitam apenas ao centro da cidade, sendo necessário um olhar atento a diversos pontos críticos em diferentes regiões do município.
Para a formação da Comissão, solicitou-se à diversas entidades municipais a indicação de profissionais com conhecimentos técnicos e experiência na área. Assim, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) indicou o engenheiro Luiz Fernando Gardini, que além de integrar a Comissão, ocupa o cargo de secretário municipal de Planejamento e Projetos. O Corpo de Bombeiros indicou o bombeiro Leonardo Pessin, enquanto a Polícia Militar fez a sugestão do 2º Sargento Vilmar Esquina. Também fazem parte da Comissão os vereadores Pedro Gilberto Manchein, que preside a Comissão, Nivaldo Martins e Marcos Both, o Chefe de Gabinete José das Neves Olivo, bem como os advogados Altamir Antunes e Rubens Márcio Pavarin.
A criação da Comissão reflete a preocupação da Administração Municipal em estabelecer um debate técnico e abrangente sobre a mobilidade urbana em Videira, contando com a colaboração de diversos setores da sociedade. Futuramente, serão realizadas Audiências Públicas para apresentar à população as possíveis mudanças. O intuito é desenvolver soluções inovadoras e eficientes, que atendam às necessidades e assegurem a melhoria contínua do sistema viário. A iniciativa visa, assim, promover uma mobilidade mais adequada com a realidade geográfica da cidade, segura e acessível para todos os cidadãos.